terça-feira, 3 de maio de 2016

Algo interessante está acontecendo.

Algo interessante está acontecendo.




Uber, a maior empresa de táxi do mundo e não é dona de nenhum veículo.

Facebook, a mídia mais popular do mundo e não cria nenhum conteúdo.

Alibaba, o varejista mais valioso do mundo e não tem nenhum estoque.

Airbnb, o maior fornecedor de alojamento do mundo e não possui nenhum imóvel.



Algo interessante está acontecendo e é importante observar esta transformação para tentarmos avaliar seu impacto nos nossos próprios negócios. Quando vemos o sucesso de Uber, Facebook, Alibaba e Airbnb fica claro que investir enorme quantidade de capital em ativos (máquinas, prédios e estoques) não é mais necessário (e provavelmente insuficiente) para o sucesso de uma empresa.

Outra conclusão interessante é que uma “tecnologia superior” tampouco é garantia de sucesso, ou alguém acredita que o Facebook têm melhor “Tecnologia” do que o Google+ e por isso tem sucesso? Ou que o Alibaba tem sucesso por ter uma melhor “tecnologia” do que seus concorrentes locais, como o próprio Mercado Livre? Mas se a resposta não está na tecnologia, então, por que algumas empresas têm tido tanto sucesso e tão rápido nos últimos anos?

A transformação dos últimos anos vai muito além de “comunicarmos mais rápido” ou “sermos mais eficientes”, o que mudou foi a forma de lidar com a informação. A tecnologia dá para as empresas acesso a uma infinidade de dados e este sim é o ativo mais importante que temos hoje, portanto observando os casos citados.

Razão do sucesso

Uber: Não é por ter uma frota enorme de carros, ou um aplicativo melhor, é por ter “dados” de motoristas (principalmente localização) e cruzá-los com os “dados” de clientes interessados naquele serviço de uma forma inovadora e eficiente.

Facebook: Não são milhões de jornalistas os responsáveis pelo sucesso do Facebook como gerador e disseminador de conteúdo, são seus próprios usuários. E por que o Facebook vale tanto? Seria graças aos prédios ou patentes que possui? Não, o valor do Facebook é devido a quantidade enorme de dados que possui sobre seus usuários (nome, idade, gênero, localização, interesses) e a forma eficiente que transforma esses dados em informação para vender publicidade direcionada.

Alibaba: Uma loja com milhões de novos itens cadastrados todo mês. Seria o valor do Aliababa fruto de seus estoques milionários? Já vimos que não. O sucesso desta incrível empresa novamente vem da sua capacidade de pegar os “dados” dos produtos e interessados em vendê-los e apresentar de forma fácil e eficiente essas informações para bilhões de clientes pelo mundo.

Airbnb: Ainda pouco difundido no Brasil, esta empresa está fazendo um sucesso surpreendente pelo mundo simplesmente colocando em contato proprietários de imóveis com pessoas interessados em alugá-los para temporada (seria um Uber imobiliário?!). Em poucos anos esta empresa de acomodação ultrapassou grandes grupos como Accor e Marriot sem precisar comprar nenhum hotel, apenas gerenciando de forma eficiente os dados de milhões de proprietários que subutilizavam seus imóveis e interessados em uma renda extra com pessoas interessadas em pagar menos em acomodação durante suas viagens.

Portanto, o segredo para sucesso no momento atual é a capacidade de gerenciar dados e transformá-los em informação. Toda empresa, mesmo o menor comércio de bairro precisa ter em mente a importância da informação. Como usá-la para gerenciar seus clientes, oferecer soluções mais direcionadas e eficientes para seus clientes. Estamos passando por uma nova revolução, não mais vivemos a “era da tecnologia”, agora estamos entrando na “era da informação”.



Guilherme Ubiali

Nenhum comentário: