Algo interessante está acontecendo.
Uber, a maior empresa de
táxi do mundo e não é dona de nenhum
veículo.
Facebook, a mídia mais popular do mundo e não cria nenhum conteúdo.
Alibaba, o
varejista mais valioso do mundo e não tem nenhum estoque.
Airbnb, o
maior fornecedor de alojamento do mundo e não possui nenhum imóvel.
Algo interessante está acontecendo e é
importante observar esta transformação para tentarmos avaliar seu
impacto nos nossos próprios negócios. Quando vemos o sucesso de Uber, Facebook,
Alibaba e Airbnb fica claro que investir enorme quantidade de capital em ativos
(máquinas, prédios e estoques) não é mais necessário (e provavelmente
insuficiente) para o sucesso de uma empresa.
Outra conclusão interessante é que uma
“tecnologia superior” tampouco é garantia de sucesso, ou alguém acredita que o
Facebook têm melhor “Tecnologia” do que o Google+ e por isso tem sucesso? Ou
que o Alibaba tem sucesso por ter uma melhor “tecnologia” do que seus
concorrentes locais, como o próprio Mercado Livre? Mas se a resposta não está
na tecnologia, então, por que algumas empresas têm tido tanto sucesso e tão
rápido nos últimos anos?
A transformação dos últimos anos
vai muito além de “comunicarmos mais rápido” ou “sermos mais eficientes”, o que
mudou foi a forma de lidar com a informação. A tecnologia dá para as empresas
acesso a uma infinidade de dados e este sim é o ativo mais importante que temos
hoje, portanto observando os casos citados.
Razão do sucesso
Uber: Não é por
ter uma frota enorme de carros, ou um aplicativo melhor, é por ter “dados” de
motoristas (principalmente localização) e cruzá-los com os “dados” de clientes
interessados naquele serviço de uma forma inovadora e eficiente.
Facebook: Não
são milhões de jornalistas os responsáveis pelo sucesso do Facebook como
gerador e disseminador de conteúdo, são seus próprios usuários. E por que o Facebook
vale tanto? Seria graças aos prédios ou patentes que possui? Não, o valor do Facebook
é devido a quantidade enorme de dados que possui sobre seus usuários (nome,
idade, gênero, localização, interesses) e a forma eficiente que transforma esses
dados em informação para vender publicidade direcionada.
Alibaba: Uma
loja com milhões de novos itens cadastrados todo mês. Seria o valor do Aliababa
fruto de seus estoques milionários? Já vimos que não. O sucesso desta incrível
empresa novamente vem da sua capacidade de pegar os “dados” dos produtos e
interessados em vendê-los e apresentar de forma fácil e eficiente essas
informações para bilhões de clientes pelo mundo.
Airbnb: Ainda
pouco difundido no Brasil, esta empresa está fazendo um sucesso surpreendente pelo
mundo simplesmente colocando em contato proprietários de imóveis com pessoas
interessados em alugá-los para temporada (seria um Uber imobiliário?!). Em
poucos anos esta empresa de acomodação ultrapassou grandes grupos como Accor e
Marriot sem precisar comprar nenhum hotel, apenas gerenciando de forma
eficiente os dados de milhões de proprietários que subutilizavam seus imóveis e
interessados em uma renda extra com pessoas interessadas em pagar menos em
acomodação durante suas viagens.
Portanto, o
segredo para sucesso no momento atual é a capacidade de gerenciar dados e
transformá-los em informação. Toda empresa, mesmo o menor comércio de bairro
precisa ter em mente a importância da informação. Como usá-la para gerenciar
seus clientes, oferecer soluções mais direcionadas e eficientes para seus
clientes. Estamos passando por uma nova revolução, não mais vivemos a “era da
tecnologia”, agora estamos entrando na “era da informação”.
Guilherme Ubiali
Nenhum comentário:
Postar um comentário