sábado, 14 de janeiro de 2017

Um típico dia de um aluno de MBA


IE Business School

Como é cursar um MBA na Europa? Como é seu dia a dia em Madri? Essas são perguntas muito comuns que recebo como aluno do International MBA, por isso resolvi fazer esse artigo e contar como é um típico dia de um aluno de MBA.
Uma anedota muito comum é dizer que nossa vida é dividida entre três coisas dais quais você tem que escolher duas: estudar, fazer networking ou dormir. Eu particularmente não concordo que você tenha que escolher apenas duas das três, mas com certeza administrar seu próprio tempo (ou a falta dele) é um dos maiores desafios do aluno de MBA.
Aqui conto como é a minha rotina e como eu tenho feito para administrar o meu tempo.
8h00 – O despertador toca, é hora de levantar. O sol ainda está nascendo em Madri e o friozinho deixa tudo mais difícil.
9h00 – Iniciam-se as aulas. Os alunos chegam, alguns alegres e outros mais sonolentos, dependendo de como foi a noite anterior. Aula do dia, Corporate Finance e Managerial Decision Making. As aulas variam muito, não seguem uma linha constante. A cada três meses termina um “term” e trocam todos os temas e professores.
11h00 – Intervalo de 40 minutos para comer alguma coisa. Perto da faculdade existem várias opções e com 10 euros consegue-se almoçar.
11h40 – De volta às aulas, a tarde de hoje foi reservada para Marketing Management e Strategy.
15h00 – Terminam as aulas, mas não o dia. Temos reunião do Club Brazil, o qual sou presidente, e em seguida uma reunião rápida do grupo de trabalho de sala.
16h00 – Palestra sobre BlockChain, uma tecnologia totalmente disruptiva que promete transformar diversas industrias como healthcare, bancos e telefonia.
17h00 – Company presentation. Hoje a vez foi da indústria Farmacêutica, ao final um coquetel de networking. Vinho e cerveja a vontade, mas como meu dia ainda está só na metade, eu fico no refrigerante.
18h30 – Enfim em casa e hora de trabalhar. Terminar a minha parte do projeto em grupo e enviar para os colegas para revisão.
19h30 – Parada rápida para o jantar.
20h00 – De volta aos estudos, agora é a vez de preparar-me para a aula do dia seguinte. Leitura de um ou dois cases, acompanhados de mais três artigos, normalmente entre 60 e 90 páginas por dia.
23h30 – Enfim terminando a leitura e, como não sou de ferro, vou assistir um episódio da série que acompanho no Netflix.
00h30 – Pronto para dormir e descansar para um novo dia.


A rotina de um aluno do International MBA da IE é mais ou menos assim todos os dias. Alguns dias com mais company presentations, outros com mais leituras e outros mais livres nos quais é possível ir a feiras tecnológicas, fazer compras ou sair com os amigos.
Aos finais de semana a gente aproveita mais, é sempre possível caminhar pelo belo parque do Retiro, passear de bicicleta por Madrid ou viajar. Eu tento viajar na média a cada dois finais de semana, afinal, estamos na Europa!
Como viram, a rotina é intensa, começa cedo e termina tarde, mas o mais importante é que quando o dia termina você não se sente exausto, pelo contrário, está animado e ansioso para mais um dia!
Um abraço,

Nenhum comentário: